Autor.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DIETOTERAPIA

Como funciona o princípio Yin Yang na DIETOTERAPIA

Diferente da tradição ocidental que insiste em contar calorias e medir nutrientes para promover a saúde na alimentação, a Medicina Tradicional Chinesa considera a energia dos alimentos a partir da filosofia dos cinco elementos. Nela, cada elemento mantém relação com um órgão do corpo.
A doença se manifesta quando um órgão apresenta uma carência ou um acúmulo de Qi, ou seja, de energia. Segundo essa sabedoria milenar, o Qi representa a energia vital que se traduz no encontro das polaridades Yin e Yang, energias opostas que habitam todo ser vivo.

As forças polarizadas de Yin e Yang
Na filosofia do taoísmo (séc.VI a.C.), a grande força criadora é chamada de Tao, que se divide nas polaridades Yin e Yang. Assim, Yin e Yang são categorias que estão em constante relação e em contínua mutação, como ilustra o diagrama do Tai Chi.
Os textos clássicos chineses procuram explicar a relação Yin e Yang através da metáfora da montanha que tem uma parte na sombra e outra ao sol. A parte que fica na sombra pertence ao Yin e é fria, úmida e escura. A parte ao sol é clara, quente e seca e simboliza as forças Yang.

Traduzindo esse princípio para a alimentação, veremos que a tipologia Yin Yang de cada indivíduo determina o quanto a pessoa será suscetível ao efeito de cada tipo de alimento. Assim, uma pessoa Yin sente mais necessidade de consumir alimentos secos que esquentem e forneçam energia Yang. Já a pessoa Yang é mais propensa a consumir alimentos úmidos e refrescantes para equilibrar suas energias.
Uma pessoa equilibrada é geralmente saudável e apresentará reações mais fortes apenas após consumir em demasia um determinado tipo de alimento. Uma pessoa classificada como Yang normalmente pode consumir qualquer comida do tipo Yin sem efeitos negativos, mas fica mais propensa a ter problemas ao ingerir uma pequena quantidade de alimento tipo Yang.

 
Correspondências Yin e Yang

Yin
Frio, úmido, escuro, material, interno, parte anterior do corpo, órgãos de armazenagem (fígado, coração, baço, pâncreas, pulmão, intestino delgado e grosso, rins), passivo, Terra, embaixo.

Yang
Quente, seco, claro, energético, fora, parte posterior do corpo, órgãos ocos (vesícula, estômago, bexiga), ativo, céu, em cima.

Os cinco elementos
Madeira, fogo, terra, metal, água. Os cinco elementos estão ligados, como todo o cosmo, por uma constante atividade de interconexão. Isso significa que eles influenciam nossa própria constituição enquanto ser vivo.
Assim, cada um dos cinco elementos corresponde a um par de órgãos, um sabor, um órgão dos sentidos, uma estação do ano, um clima, uma emoção, um tecido corporal, uma cor, um odor, um ponto cardeal, uma virtude e uma forma de expressão.

Tabela dos cinco elementos

O azedo vai ao fígado,
O amargo ao coração,
O doce vai ao baço,
O apimentado ao pulmão,
O salgado aos rins.

Fonte: “Os cinco elementos na alimentação equilibrada”, da autora Ilse Maria Fahrnow.

Shambala e Martelo de Kingoodie.


Agartha segundo histórias seria um reino no interior do planeta habitado por uma civilização extremamente avançada tecnológica e espiritualmente. Sua existência estaria relacionada ás teorias da Terra Oca e á cidade sagrada de Shambala uma das oito cidades sagradas localizadas em uma quarta dimensão, segundo a tradição ocultista baseada no hinduísmo, budismo e taoismo.

Segundo as lendas, existem, no mundo, sete entradas que dão acesso a esse incrível mundo altamente desenvolvido. E três dessas supostas entradas estão no Brasil. Uma delas está no centro das Cataratas do Iguaçu, outra está em Manaus e a terceira no Mato Grosso. Sorte a nossa que os nazistas não vieram para cá pois eles estavam a procura dessas terras ocas.


Muito além do Pólo Norte, haveria uma entrada para o interior da Terra. Aqui, de acordo com o almirante Richard E. Byrd, o primeiro homem a sobrevoar o Pólo Norte, viveria uma civilização muito mais evoluída do que o homem de superfície. Aqueles que povoaram a Terra 100.000 anos atrás e passaram a viver em subterrâneos. Uma guerra que aconteceu e incorreu na destruição da superfície da Terra, e que criou desertos.

 Martelo de Kingoodie - Martelo de 400 milhões de anos.



Este objeto foi descoberto no século XIX e intrigou muitos pesquisadores por volta de 1980. É uma martelo rudimentar encontrado pelo famoso cientista Sir. David Brewster na cidade de Kingoodie, na Escócia. O curioso desse martelo é que até hoje ninguém conseguiu uma explicação para todas as perguntas em torno deste. O martelo foi encontrado por Brewster em 1844 enquanto estava estudando fósseis, e fora levado para análise imediatamente. Inicialmente fora constatado que o martelo havia sido produzido na Idade da Pedra, porem as analises da época eram imprecisas. O martelo voltou à ser assunto arqueológico em 1985 quando uma nova datação revelou a idade real da ferramenta.

A nova analise feita por pesquisadores do Centro Britânico de Pesquisas Geológicas estimou a idade do martelo em algo construído no período Devoniano cerca de 360 a 410 milhões de anos atrás.


O curioso é que nesta época a Terra era povoada por animais marinhos primitivos e somente cerca de 300 milhões de anos depois é que os primeiros dinossauros surgiram no período Jurássico. Sendo assim a maioria dos cientistas consideram um absurdo haver uma civilização humana nesse período.

Extraterrestres, civilizações antigas ocultas na Terra ou contaminação que afetou o processo de datação? Muitas perguntas sem respostas para este artefato.
Veja mais em: http://www.insanidadeshumanas.com.br

Postagens sendo lidas agora