Autor.

domingo, 22 de junho de 2014

Estratégias de manipulação.

Estratégias e técnicas para a manipulação da opinião pública e da sociedade
Por: Sylvain Timsit



1- A estratégia da diversão
Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por assuntos sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar, voltado para a manjedoura com os outros animais"
2- Criar problemas, depois oferecer soluções
Primeiro cria-se um problema, uma "situação" destinada a suscitar certa reação do público, a fim de que seja ele próprio a exigir as medidas que se deseja fazê-lo aceitar.
3- A estratégia do esbatimento
Para fazer aceitar um fato inaceitável, basta aplicá-la progressivamente, de forma gradual, e repetidamente.
4- A estratégia do diferimento
Outro modo de fazer aceitar uma decisão impopular é apresentá-la como "dolorosa, mas necessária, porque isto dá tempo ao público para se habituar à idéia da mudança e aceitá-la com resignação quando chegar o momento.
5- Dirigir-se ao público como se fossem crianças pequenas
"Se se dirige a uma pessoa como ela tivesse 12 anos de idade, então, devido à sugestibilidade, ela terá, com certa probabilidade, uma resposta ou uma reação tão destituída de sentido crítico como aquela de uma pessoa de 12 anos".
6- Apelar antes ao emocional do que à reflexão
A utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para ali implantar idéias, desejos, medos, pulsões ou comportamentos.
7- Manter o público na ignorância e no disparate
Atuar de modo a que o público seja incapaz de compreender os fatos como realmente aconteceram e os métodos utilizados para que saibam apenas o que queremos que saibam.
8- Encorajar o público a comprazer-se na mediocridade
Encorajar o público a considerar "fixe" o fato de ser idiota vulgar e inculto...
9- Substituir a revolta pela culpabilidade
Fazer crer ao indivíduo que ele é o único responsável pela infelicidade, devido à insuficiência da sua inteligência, das suas capacidades ou dos seus esforços. E que apenas ele será capaz de mudar isso.
10- Conhecer os indivíduos melhor do que eles se conhecem a si próprios
Reconhecer os apelos psicológicos de cada um através de seus discursos. Isto significa que na maioria dos casos o sistema detém um maior controle e um maior poder sobre os indivíduos do que os próprios indivíduos.

Postagens sendo lidas agora